terça-feira, 15 de julho de 2008

Parte 19

Eu em Porto Alegre sentia uma distância temporal de mais de um século de Canudos, mas em Salvador isso começou se dissolver. Era visível o sofrimento e indignação nos rostos que eu capturava sob o meu foco de visão. Cada rosto do povo era uma marca represada e hereditária dessa angustia submersa. Direta e indiretamente um eco de uma liberdade almejada, mas nunca atingida. Posso dizer que naquela manhã eu comecei depois de trinta e sete anos, a entender o que é a minha brasileiraridade. " Salvador...foi aqui onde tudo começou. Os primeiros visitantes europeus pisaram neste mesmo chão. Santa Cruz começou aqui, Brasilis, brasas do Diabo. Bafo do inferno. Sim, esse é o nosso país, o pau Diabo. Pau mandado do Diabo, ou pau do Diabo. As caravelas chegam com o que existe de mais podre dos sentimentos humanos. Séculos depois basta olhar tudo envolta, seguir caminhando nas ruas, ouvir as tevês ligadas e sentir a corrupção, a violência e a mentira. Quanta merda é vomitada por dia? Quantas mortes ainda prosseguem dessa guerra?" Aí eu já estava um pouco bêbado.
Rodrigo perguntou:
" Em que mundo tu tá, sonhador?"
" No Brasil."

Um comentário:

thiago disse...

E ae Carlos, como é que vai? Caso não lembre de mim, desenhei a HQ 'Dragões' que vc escreveu, foi publicada naquela "tentativa de revista" chamada Mercado Negro. Digo tentativa porque para todos que participaram daquela iniciativa, foi meio traumática e não deixou lembranças muito boas, mas isso já são águas passadas.

Vi teu curta dos Maragatos tb na RBS, tb curto muito aqueles fortes de Floripa, tem uma atmosfera absurda, gosto daquele que fica na Praia do Forte.

Vou acompanhar por aqui esse projeto teu e do R. Rosa. Quando tiver um tempo passa lá no meu Blog para ver os desenhos, atualmente trabalho no clicRBS PoA, com conteúdo Multimídia e Webdesign.

Grande abraço!!!
Thiago